A autenticação paga obrigatória para clientes de banda larga por ADSL é um dos maiores crimes contra os consumidores brasileiros. Este absurdo é promovido pela Anatel, uma agência do governo que deveria proteger os cidadãos.Todo assinante de ADSL é obrigado a assinar, além da linha de acesso, também um provedor internet (pagando entre R$14,90 e R$35,00) por um “serviço” que não é oferecido, porque esta autenticação é absolutamente desnecessária. Ou seja: é cobrado por nada, nenhum serviço é oferecido. Quem não quiser pagar, deve entrar com uma ação na Justiça, como aquela (já ganha) promovida pelo pessoal da Abusar (http://www.abusar.org.br).
É incompreensível que o governo Lula, tão cioso da cidadania, ainda não tenha tomado uma providência contra este roubo, verdadeiro crime que fere o Código do Consumidor.
Pra quem não queria se incomodar com ações na justiça, a solução era usar provedores gratuitos ou de preço muito baixo.
No entanto, a Brasil Telecom passou a cobrar dos autenticadores quase dez reais por mês, e isto obrigou-os a cobrar também dos usuários.
A Zinet, por exemplo, estava oferecendo autenticação gratuita e por tempo indeterminado. Confira em www.zinet.com.br ou www.zinetshop.com.br.
A PS5, um provedor inteligente de Brasília, estava oferecendo autenticação a R$ 1,99. Agora, estão a R$ 4,99 mensais. Confira as mudanças no site http://www.ps5.com.br.
O leitor Jorge Santos informou sobre outro provedor, ADSLresidencial, que oferece autenticação para assinantes de internet rápida, a um valor de R$ 12,00 por ano mais R$ 2,60 de boleto bancário. Confira em links no alto desta página.
[Atualização: use logins que autenticam de graça. Veja em http://meiradarocha.jor.br/news/2011/01/18/empresas-jornalisticas-sao-cumplices-em-vigarice-de-bilhoes-de-reais/]
olha eu usava a DSL RESIDENCIAL porem a brt não deichou autenticar ai fui em um visinho peguei uma senha de teste ai conectei de novo estes pilantras da brt. bom vou passar o loguin é (adsl@adslresidencial.com.br) asenha oje é (pronta)um dia antes a senha era processo bom eu vou levando de barriga p/ ver si eles vão perder na justiça um abraço a todos é só programar o moldem .
ei pessoal….acabei de ligar para BRT de MT….realmente aqui tem uma resolução que permite o uso….é só fazer como disse José Antonio Meira da Rocha
ele cadastram vc…..e te dão uma senha diária….até entrar sua senha com o numerodotelefone@adsl.brt.net.br
eles tb acabaram de me ligar…para trocar de provedor…..eu usava o adslresidencial
pena q na net….acho que nao esta muito divulgado sobre o cadastro no provedor gratuito deles…..
vamos divulgar
um abraço
Olá a todos. Sou de Brasília e (mais um) usuário BRT/ADSLResidencial. Já fiz reclamação na Anatel, mas não deu em nada. A BRT ligou pra mim (adivinhem) sugerindo mudar de provedor. No site da ADSLResidencial eles sugerem que liguemos pra BRT pedindo uma senha de teste. Alguém daqui já tentou isso e conseguiu? E sobre o pedido de inscrição no provedor gratuito deles, alguém de fora do MT, PR e RS já tentou?
A propósito, a Anatel não visa mesmo o interesse do cidadão e não é de hoje.
Olá também sou de Brasília e usuária da ADSLResidencial, há 5 dias não consigo acessar a internet, liguei na BRT solicitando uma senha de teste e eles me informaram q essa senha não existe e q eu tenho q contratar outro provedor. Já enviei vários emails p ADSl pedindo p/ q eles nos informem como andam as negociações mas até agora nada.
Olhem só o que rolou no Babão, sobre a BR Telecom do Mato Grosso:
“Kara você tem razão. Sou tecnico ADSL da BRT aki no Mato Grosso. Aqui tb baixou uma liminar pra que caso o cliente queira, não pague provedor. Acredito que o processo é o mesmo para o seu estado. Mas pra conseguir você tem que solicitar via 10314 sua inscrição no provedor gratuíto da BRT, e somente depois de 10 dias você poderá fazer uso do login padrão que é: 663531212 (n° seu telefone)@adsl.brt.net.br e a senha é: contrato
“Mas lembre-se, você nao tem nenhum suporte para questões de autenticação, e qualquer solicitação feita com a BRT será cobrada taxa de visita tecnica ou de configuração, caso confirme que o problema é em seus equipamentos.”
http://www.babooforum.com.br/forum/index.php?showtopic=621929 , terceiro comentário.
Também sou usuário da ADSL Residencial, porém a Brasil Telecom está inflexível e ao ligar lá, solicita para procurarmos um novo provedor. Fui ao PROCON e o que o cara me disse é que, conforme informação da Brasil Telecom, ela descadastrou esse provedor por inadimplência e se isso estiver em contrato nada podemos fazer. Quem estaria errado era o provedor pois deixou de prestar esse serviço aos seus clientes.
Também acho um absurdo ter que pagar dobrado indiretamente para a Brasil Telecom, baseado na decisão judicial do RS vou entrar com uma ação contra a Brasil Telecom, solicitando o mesmo que foi concedido lá, não necessitar de autenticação.
Vai a dica pra quem quer exigir seus direitos, igualdade em ações, afinal se no RS e MT eles podem, porque nós não podemos????