O router e ponto de acesso Dlink DI-624, muito comprado no Brasil, me apresentou problemas desde o início ao operar em conjunto com a conexão banda larga por cabo Net Virtua, com configuração difícil e funcionamento irregular, instável. Veja como resolvi o problema.
Levei o aparelho à assistência técnica. Nenhum problema foi encontrado. Chamei a Net Virtua e pedi para trocarem o modem, um Cientific Atlanta DPX2203. Ouvi dizerem em fóruns que esse é um modem problemático, mal feito. Mas o atendimento Virtua testou minha linha e viu que tinha problemas de sinal. Um técnico veio em casa e trocou o spliter por um melhor. Ele disse que uma das saídas do splitter, a que vai para o modem Virtua, ficou com a saída sem perda de sinal. A outra saída, que tem perda de 6 (não disse 6 “o quê”), ficou com a TV. Isso estabilizou o router Dlink DI-624, que passou a pegar o sinal facilmente e deixar cair a conexão um pouco menos freqüentemente.
O técnico mediu o sinal acessando o servidor interno do modem de cabo em http://192.168.100.1. O valor Transmit Power Level estava em 58 dBmV, quando deveria estar entre 40 e 50 dBmV. Depois do simples ajuste do splitter, ficou com 52.0 dBmV. Não era o ideal, mas estabilizou o router Dlink DI-624. Ainda precisou de outra visita para o técnico mexer no distribuidor no teto do prédio, para deixar o sinal em torno de 46 dBmV. A situação do modem melhorou um pouco durante algum tempo. O chato é que qualquer mudança de configuração do router Dlink DI-624 exigia que se ressetasse o aparelho, e isso cortava a conexão de todo mundo. Em breve, os problemas continuaram.
Uma outra visita do técnico deu uma pista, que segui e resolveu de todo: o problema era uma placa de rede onboard (placa Asus K8N) que, por alguma estranha razão da informática, estava defeituosa. Funcionava bem na rede interna, mas provocava dificuldades no router. Desativie-a, comprei uma placa Encore de 18 reais, e o problema foi resolvida completamente.
Pelo menos, as visitas da Net só custam 36 reais, e não 80 reais, como a hora de um técnico de informática.
Bom dia…você poderia me esclarecer se o Tomson da Net já é um set-top box, pois minha tv é uma full hd mas a imagem está um pouco apagada, será que se eu comprar um conversor ligar a net nele e depois para a tv a imagem melhora?
Qualquer caixinha de botar na TV é um Set Top Box. Mas a TV full HD tem resolução boa demais para a imagem de baixa resolução da TV atual. O aparelho faz reescalonamento de imagem, o que gera essa imagem ruim. Uma placa de TV num computador, com o programa Dscaler, pode melhorar isto. Mas é uma solução que esposas não gostam de ver na sala de estar.
Gostaria de obter algumas informaçõe técnicas sobre o net, como tecnologia utilizada, tipos de modems, mecanismos para manutenção e algumas outas coisas semelhantes. Mas não consigo encontrar nada específico. Como devo proceder? Desde já agradeço Jefferson
Olá, Jefferson! Os modelos estão nos links nos alto desta página. Claro que são modelos de TCC vazios, para você formatar seu próprio trabalho de conclusão de curso.
José,
Tennho um roteador linksys BEFW1124 com a tal da “NET COMBO” digital. O problema é que ela funciona perfeitamente se eu conectar o cabo diretamente ao notebook, mas se eu tentar usar via wireless nao funciona. Conecta normalmente, o computador enxerga a conexao, mas nao há navegacao. Tentei fazer uso de uma de suas dicas acima, mas nao deu certo tb.
Poderia me ajudar??
Olá, Vitor! Não tenho idéia do que possa ser. Talvez problemas de DNS. Tente conexão por número IP em vez de nome.