O router e ponto de acesso Dlink DI-624, muito comprado no Brasil, me apresentou problemas desde o início ao operar em conjunto com a conexão banda larga por cabo Net Virtua, com configuração difícil e funcionamento irregular, instável. Veja como resolvi o problema.
Levei o aparelho à assistência técnica. Nenhum problema foi encontrado. Chamei a Net Virtua e pedi para trocarem o modem, um Cientific Atlanta DPX2203. Ouvi dizerem em fóruns que esse é um modem problemático, mal feito. Mas o atendimento Virtua testou minha linha e viu que tinha problemas de sinal. Um técnico veio em casa e trocou o spliter por um melhor. Ele disse que uma das saídas do splitter, a que vai para o modem Virtua, ficou com a saída sem perda de sinal. A outra saída, que tem perda de 6 (não disse 6 “o quê”), ficou com a TV. Isso estabilizou o router Dlink DI-624, que passou a pegar o sinal facilmente e deixar cair a conexão um pouco menos freqüentemente.
O técnico mediu o sinal acessando o servidor interno do modem de cabo em http://192.168.100.1. O valor Transmit Power Level estava em 58 dBmV, quando deveria estar entre 40 e 50 dBmV. Depois do simples ajuste do splitter, ficou com 52.0 dBmV. Não era o ideal, mas estabilizou o router Dlink DI-624. Ainda precisou de outra visita para o técnico mexer no distribuidor no teto do prédio, para deixar o sinal em torno de 46 dBmV. A situação do modem melhorou um pouco durante algum tempo. O chato é que qualquer mudança de configuração do router Dlink DI-624 exigia que se ressetasse o aparelho, e isso cortava a conexão de todo mundo. Em breve, os problemas continuaram.
Uma outra visita do técnico deu uma pista, que segui e resolveu de todo: o problema era uma placa de rede onboard (placa Asus K8N) que, por alguma estranha razão da informática, estava defeituosa. Funcionava bem na rede interna, mas provocava dificuldades no router. Desativie-a, comprei uma placa Encore de 18 reais, e o problema foi resolvida completamente.
Pelo menos, as visitas da Net só custam 36 reais, e não 80 reais, como a hora de um técnico de informática.
Tenho um roteador d-link di-624 q quero colocar senha,porque o sinal fica muito baixo,devido os usuarios vizinhos q aproveitam do meu aparelho que fica aberto ao público,mas nao sei como colocar senha e preciso da ajudar de quem sabe.Fico aguardando resposta.
Desde ja agradeço,
Estevão
Olá, Estevão!
Acesse a interface pelo endereço http://192.168.0.1. Procure a seção de segurança e coloque uma chave WEP ou WPA. Consulte o manual do seu modem para mais detalhes.
Abraços!
Olá!
Espero poder ajudar com esse meu problema.
Para configurar o Linksys na net virtua têm-se que fazer os seguintes procedimentos:
1º Clonar o endereço MAC da máquina que possui conecxão com a net (é o seguinte, a net virtua libera conecxão somente para 1 máquina, em específico a que os técnicos fizeram a primeira conecxão, então na hora de pedir para o linksys clonar o endereço MAC certifique-se de que só esta conectado na porta lan do roteador a máquina que possui conecxão com a net, caso contrário o linksys pode clonar o endereço mac errado)
2º no modo de conecxão do linksys abilite a opção user DHCP.
3º a senha do linksys por padrão é, login: administrator senha: admin
4º com respeito a segurança e as demais configurações é mole, pois é tudo em português
Me desculpe por colocar as ordens erradas, mas tenho que sair agora e não estou tendo muito tempo para fazer um bom tutoria.
Tive uns problemas com a net virtua, seguinte, as páginas demoram a abrir, me parece que ela carrega toda e abre de uma vez e isso é ruim, pois parece que a net caiu, não sei como arrumar isso, outro problema é que depois de algum tempo eu simplismente não conseguir mais acessar a internet, só conseguia msn ou skype, o que eu faço para consertar isso?
eu acabei comprando o linksys wrt54g só que não sei como confugurar ele para rotear no modem da motorola que a net me deu, tem como vc me ajudar?
Claro que ajudo, no que eu puder. Em geral, é só ligar o Motorola no roteador por um cabo de rede. O manual mostra como colocar senha para ninguém usar sua rede sem fio sem licença. A configuração é toda pelo endereço http://192.168.1.1. A interface está em português. Nas opções básicas você coloca “Configuração automática – DHCP”. Depois, em “Sem fio > Segurança”, você só precisa colocar a senha para conexão, porque todo o resto é automático. Pode usar sistema WEP, cuja senha é fraca, ou WPA, cuja senha é forte mas é um pouco mais complicado de configurar. Use a mesma senha para todos os computadores, que se conectarão automaticamente e ganharão um endereço IP. Também coloque senha para a configuração por Web. O default é admin:admin. Programas mais novos, como o eMule e Skype, abrem portas automaticamente por Plug and Play nos Linksys. Se der problemas, avise.
olá!
amigo como vc chegou a conclusão que o problema estava em uma placa mae???
tenho uma lan e tenho o mesmo problema, mas é com a brasil telecon, hoje eu pedir o sinal da net virtua e vou comprar o meu router amanhã, estou em dúvida em qual comprar, sendo que eu quero um com wireless.
meu msn se puder me add:
tiagoop@hotmail.com
muito obrigado!
Olá, Tiago!
Acho, por eliminação, que o problema está na placa de rede em combinação com o router. O problema não acontecia em outros computadores. Incompatibilidades da informática. Os dois elementos funcionam bem sozinhos ou com outros equipamentos, mas juntos dão problemas por bugs de hardware ou software. De vez em quando se encontram placas de redes que estragam todo o sistema. Depois, comprei um router Linksys WRT54G, que embora não tenha bons recursos como o DHCP estático do D-Link (dinâmico e estático ao mesmo tempo), não apresentou o problema.
Olá, moro em Porto Alegre, tenho netvirtua 2mb em 2 pcs e tv da net basica! Gostaria de saber se tem como fazer gato para televisão e para os 2 computadores e cancelar o serviço da net, pois esta me saindo mto caro e nao tenho mais condições de pagar! Se sim, alguem sabe me informar qual a velocidade conexão da internet? E os canais ficam todos certinhos? Caso alguem saiba, por favor mande email ou telefone para entrar em contato! Obrigado!