O router e ponto de acesso Dlink DI-624, muito comprado no Brasil, me apresentou problemas desde o início ao operar em conjunto com a conexão banda larga por cabo Net Virtua, com configuração difícil e funcionamento irregular, instável. Veja como resolvi o problema.
Levei o aparelho à assistência técnica. Nenhum problema foi encontrado. Chamei a Net Virtua e pedi para trocarem o modem, um Cientific Atlanta DPX2203. Ouvi dizerem em fóruns que esse é um modem problemático, mal feito. Mas o atendimento Virtua testou minha linha e viu que tinha problemas de sinal. Um técnico veio em casa e trocou o spliter por um melhor. Ele disse que uma das saídas do splitter, a que vai para o modem Virtua, ficou com a saída sem perda de sinal. A outra saída, que tem perda de 6 (não disse 6 “o quê”), ficou com a TV. Isso estabilizou o router Dlink DI-624, que passou a pegar o sinal facilmente e deixar cair a conexão um pouco menos freqüentemente.
O técnico mediu o sinal acessando o servidor interno do modem de cabo em http://192.168.100.1. O valor Transmit Power Level estava em 58 dBmV, quando deveria estar entre 40 e 50 dBmV. Depois do simples ajuste do splitter, ficou com 52.0 dBmV. Não era o ideal, mas estabilizou o router Dlink DI-624. Ainda precisou de outra visita para o técnico mexer no distribuidor no teto do prédio, para deixar o sinal em torno de 46 dBmV. A situação do modem melhorou um pouco durante algum tempo. O chato é que qualquer mudança de configuração do router Dlink DI-624 exigia que se ressetasse o aparelho, e isso cortava a conexão de todo mundo. Em breve, os problemas continuaram.
Uma outra visita do técnico deu uma pista, que segui e resolveu de todo: o problema era uma placa de rede onboard (placa Asus K8N) que, por alguma estranha razão da informática, estava defeituosa. Funcionava bem na rede interna, mas provocava dificuldades no router. Desativie-a, comprei uma placa Encore de 18 reais, e o problema foi resolvida completamente.
Pelo menos, as visitas da Net só custam 36 reais, e não 80 reais, como a hora de um técnico de informática.
oi gostaria de saber se o cabo do net virtua , se for ligado em um aparelho net e conectado a teve vai funcionar ;D
obrigado pela resposta!
Olá, Silvino!
Você poderia tentar divisores sinal RF que se encontram em casas de eletrônica. Além dos sinais S-Video e Composite, você tem saída de sinal RF. Não é uma imagem tão boa mas funciona.
Ou esperar até julho de 2008, quando a Net só poderá cobrar a *instalação* de mais pontos, não a *mensalidade*.
bom eu tenho net(tv) em minha casa… ow seja 1 assinatura pra 5 televisões… eu gostaria de saber se tem alguma maneira de “routear” o sinal da net(TV) para as outras tvs… pois o pessoal da net inventou de colocar 1 aparelho que limita o acesso da net a 1 tv só… caso eu queira assistir tv a cabo em outra televisão eu teria que pagar por + assinaturas… ja visitei outros fóruns + até agora estou sem respostas… se alguem conhece 1 meio de “routear” o sinal da net(TV) agradeço a ajuda.
Silvino Paul Keiser.
Olá, Guilherme!
A Net usa o Thomson DCI1000. Acho que não é o mesmo aparelho. Tem mais sobre ele aqui: http://www.meiradarocha.jor.br/news/2006/04/13/tv-a-cabo-net-digital/.
Bem, pelo jeito você entende mesmo deste assunto. Aqui vai uma pergunta. Adquiri o SlingBox A/V nos Estados Unidos e quero conectá-lo ao cablemodem da NET para poder ver TV em qualquer lugar do mundo quando estiver viajando. Sei que a TVA já está com parceria com a Sling, mas, infelizmente, meu serviço é NET. Pois bem, a tecnologia utilizada pela NET é RCA e o único aparelho CableModem RCA compatível com a Sling é o IP1000, da Thompson. Vc sabe se a NET usa a mesma plataforma? Pergunto. pois a instalação vai me dar alguma dor de cabeça com cabos, etc, e gostaria de ter certeza antes de começar esta “aventura”. Abraços.