O router e ponto de acesso Dlink DI-624, muito comprado no Brasil, me apresentou problemas desde o início ao operar em conjunto com a conexão banda larga por cabo Net Virtua, com configuração difícil e funcionamento irregular, instável. Veja como resolvi o problema.
Levei o aparelho à assistência técnica. Nenhum problema foi encontrado. Chamei a Net Virtua e pedi para trocarem o modem, um Cientific Atlanta DPX2203. Ouvi dizerem em fóruns que esse é um modem problemático, mal feito. Mas o atendimento Virtua testou minha linha e viu que tinha problemas de sinal. Um técnico veio em casa e trocou o spliter por um melhor. Ele disse que uma das saídas do splitter, a que vai para o modem Virtua, ficou com a saída sem perda de sinal. A outra saída, que tem perda de 6 (não disse 6 “o quê”), ficou com a TV. Isso estabilizou o router Dlink DI-624, que passou a pegar o sinal facilmente e deixar cair a conexão um pouco menos freqüentemente.
O técnico mediu o sinal acessando o servidor interno do modem de cabo em http://192.168.100.1. O valor Transmit Power Level estava em 58 dBmV, quando deveria estar entre 40 e 50 dBmV. Depois do simples ajuste do splitter, ficou com 52.0 dBmV. Não era o ideal, mas estabilizou o router Dlink DI-624. Ainda precisou de outra visita para o técnico mexer no distribuidor no teto do prédio, para deixar o sinal em torno de 46 dBmV. A situação do modem melhorou um pouco durante algum tempo. O chato é que qualquer mudança de configuração do router Dlink DI-624 exigia que se ressetasse o aparelho, e isso cortava a conexão de todo mundo. Em breve, os problemas continuaram.
Uma outra visita do técnico deu uma pista, que segui e resolveu de todo: o problema era uma placa de rede onboard (placa Asus K8N) que, por alguma estranha razão da informática, estava defeituosa. Funcionava bem na rede interna, mas provocava dificuldades no router. Desativie-a, comprei uma placa Encore de 18 reais, e o problema foi resolvida completamente.
Pelo menos, as visitas da Net só custam 36 reais, e não 80 reais, como a hora de um técnico de informática.
Colheita de soja. Foto: Wenderson Araujo/Trilux Fotógrafos de mídias rurais já perderam a conta das…
João Batista MezzomoAuditor fiscal O que está por trás de tudo o que está acontecendo…
A.k.a. "SexyCyborg". A mulher do século 21. Naomi Wu testa seu iluminador de implantes na…
A principal ferramenta do jornalista de dados é a planilha, tipo LibreOffice Calc, M.S. Excel…
Rita Almeida, 9 de março de 2019 Psicóloga Rita Almeida: não delirantes, mas deliroides. Não…
Rafael Azzi5 de outubro de 2018 Você se pergunta como um candidato com tão poucas…
View Comments
Pessoal... em se tratando de NET digital... um ponto adicional pode ser ligado em qualquer lugar? Posso usar o segundo ponto de alguém na minha casa? Abraços.
Não li o contrato, Alessandro. Mas provavelmente você só pode usar o segundo ponto na sua casa. Claro que dificilmente eles vão saber se você puxou o cabo para a sua vizinha... ;)
Olha,existem 2 fios,1 da NET,o que vem do poste,e um que liga o aparelho na TV,basta desplugar o fio que vem do poste do aparelho, ligar ele num splitter e ligar em outras tvs,importante nunca ligar o splitter no cabo que sai do aparelho para a tv pois sempre q trocar de canal,todas as tvs tambem mudam !!!
Olá, Guilherme!
O cabo do Net Virtua é o mesmo da TV. Na saída é que é colocado um divisor (splitter) que manda o sinal para o modem cabo e para o set top box da TV.
oi gostaria de saber se o cabo do net virtua , se for ligado em um aparelho net e conectado a teve vai funcionar ;D
obrigado pela resposta!
Olá, Silvino!
Você poderia tentar divisores sinal RF que se encontram em casas de eletrônica. Além dos sinais S-Video e Composite, você tem saída de sinal RF. Não é uma imagem tão boa mas funciona.
Ou esperar até julho de 2008, quando a Net só poderá cobrar a *instalação* de mais pontos, não a *mensalidade*.
bom eu tenho net(tv) em minha casa... ow seja 1 assinatura pra 5 televisões... eu gostaria de saber se tem alguma maneira de "routear" o sinal da net(TV) para as outras tvs... pois o pessoal da net inventou de colocar 1 aparelho que limita o acesso da net a 1 tv só... caso eu queira assistir tv a cabo em outra televisão eu teria que pagar por + assinaturas... ja visitei outros fóruns + até agora estou sem respostas... se alguem conhece 1 meio de "routear" o sinal da net(TV) agradeço a ajuda.
Silvino Paul Keiser.
Olá, Guilherme!
A Net usa o Thomson DCI1000. Acho que não é o mesmo aparelho. Tem mais sobre ele aqui: http://www.meiradarocha.jor.br/news/2006/04/13/tv-a-cabo-net-digital/.
Bem, pelo jeito você entende mesmo deste assunto. Aqui vai uma pergunta. Adquiri o SlingBox A/V nos Estados Unidos e quero conectá-lo ao cablemodem da NET para poder ver TV em qualquer lugar do mundo quando estiver viajando. Sei que a TVA já está com parceria com a Sling, mas, infelizmente, meu serviço é NET. Pois bem, a tecnologia utilizada pela NET é RCA e o único aparelho CableModem RCA compatível com a Sling é o IP1000, da Thompson. Vc sabe se a NET usa a mesma plataforma? Pergunto. pois a instalação vai me dar alguma dor de cabeça com cabos, etc, e gostaria de ter certeza antes de começar esta "aventura". Abraços.
Olá, Vladimir!
A Net analógica é fácil de ser burlada. Mas acho que a Digital, não tem como. De qualquer forma, o sinal analógico vem pelo mesmo cabo que a digital. Seria possível, embora moralmente condenável, ter a Net Digital e "gato" ao mesmo tempo. Eu recomendo a Net Digital porque a qualidade de áudio e vídeo é muito melhor, tem vários canais de música, rádios (Globo, Gaúcha, Multishow) etc. Mas se o preço da TV a cabo fosse compatível com a renda do brasileiro, não haveria muitos "gatos". Por preço caro, só 4% da população têm acesso ao sistema.
Quanto ao NET VIRTUA o buraco é bem mais embaixo, uma vez que a "autenticação" é feita pelo MAC Adress do modem fornecido por ele. Essa que estou pra ver acontecer...
Gostei muito das informações trazidas pelo Blog.
Abraço.