Roteiro para análise metodológica de um TCC

Este esquema foi escrito nos anos 1990 pelo professor de Comunicação Jorge Jardim, na época lecionando na Unisinos, para ajudar professores da banca de avaliação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Mas pode ajudar estudantes a verem falhas em seu trabalhos.

Prof. Jorge Luiz Jardim

  1. Titulo do trabalho, autor, curso, orientador; semestre de apresentação, nº de páginas totais, nº de páginas de anexos.
  2. Resumo sucinto do trabalho (20-30 linhas).
  3. O titulo corresponde ao conteúdo do trabalho? É suficientemente informativo do conteúdo?
  4. A introdução contempla os itens mínimos de um trabalho científico?
    1. Os objetivos estão explícitos? Quais são?
    2. Há um problema colocado ou hipótese de trabalho? Qual?
    3. Há uma revisão bibliográfica do tema estudado? Está bem elaborada?
    4. Há uma boa contextualização do problema estudado?
    5. Há uma justificativa do tema escolhido, da delimitação etc?
    6. A metodologia está descrita? Ela é utilizada ao longo do texto?
  5. Que elementos faltaram na introdução? Ela situa suficientemente o leitor no conteúdo e objetivos do trabalho?
  6. O desenvolvimento do trabalho é coerente, lógico, há equilíbrio entre os capítulos?
  7. Há demonstração (comprovação) da proposta de pesquisa apresentada na introdução? Comentar criticamente o método utilizado para esta demonstração.
  8. Que elementos na sua opinião (ou capítulos, ou itens) deveriam ser desenvolvidos para melhorar o trabalho?
  9. Quanto à conclusão:
    1. Ela retoma o problema (ou objetivos) apresentado na introdução e resume as soluções apresentadas ao longo do desenvolvimento?
    2. Resume as contribuições mais importantes da pesquisa? Quais são estas contribuições?
    3. Apresenta outros ângulos do tema estudado, mas que não Foram desenvolvidos, porém são indicações para novas pesquisas?
    4. Que elementos faltaram à conclusão? O que deveria ser dito a partir do desenvolvimento do trabalho e que Faltou na conclusão?
  10. Sobre a bibliografia:
    1. Quantas obras estão relacionadas… ; específicas sobre o tema… sobre comunicação em geral… ; sobre teoria e método de pesquisa… artigos de revistas…
    2. As referências bibliográficas estão corretas? Quais os erros encontrados?
  11. Quanto à linguagem e redação, fazer uma análise geral sobre a sua adequação para trabalho cientifico, verificar se ela foi objetiva, lógica, direta etc.
  12. As citações ao longo do trabalho foram tecnicamente corretas? Houve exagero ou equilíbrio entre citação e texto do autor? Em quantas páginas havia citações?
  13. As notas e citações bibliográficas estavam corretas? Que problemas apresentavam? Quantas notas havia ao longo do trabalho?
  14. Qual a avaliação que faria do trabalho como um todo? Foi uma contribuição importante para o tema? Para a Ciência da Comunicação? Foi inovador? Trouxe dados novos através de pesquisa ou foi mera reprodução da bibliografia?
  15. Que avaliação você faria deste tipo de estudo (metodologia da pesquisa)? Reconhece alguma importância? Aprendeu com a disciplina? Que limitações encontrou? Que sugestões daria? Os conhecimentos adquiridos serão úteis para a elaboração do trabalho de conclusão?

About José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.