Como instalar o Clockworkmod Recovery no Wei Dream (Y803)

Clockworkmod Recovery, tela inicial

Clockworkmod Recovery, tela inicial

O Recovery é o sistema de recuperação de desastres do Android. É um sistema Linux mínimo e um programa simples, em modo texto, com menus dispondo algumas opções de recuperação do sistema principal Android. O Clockworkmod Recovery (CWMR) é uma modificação feita por hackers que implementa muitas melhorias ao Recovery original. Durante meses procurei por algum CWM Recovery que fosse compatível com o celular Wei Dream (Com chip Mediatek MT6516). Até que achei o Mtk Droid Root & Tools (link original) ferramenta desenvolvida por hacker russo com várias opções para gerenciar dispositivos com chips MediaTek. Além de instalar usuário root e facilitar o backup de partições do celular, pode-se instalar facilmente o Clockworkmod Recovery adequado para o Wei Dream.

O programa Mediatek Droid Tools é distribuído num 7zip executável que descompacta uma pasta que pode ficar em qualquer lugar do Windows. Normalmente, para estes utilitários eu escolho uma pasta chamada Android na pasta de programas. Fiz uma tradução: MtkDroidTools_v246_em português, zipado com o 7z, para ser descompactado numa pasta própria.

Ao rodar, ele mostra uma tela com as informações do celular Mediatek que estiver plugado com cabo USB. O programa já tem incluido o Android Debug Bridge (ADB, software do Android Development Kit). A gente só precisa ter instalado o USB composite Windows driver.

Instalar um CWR adequado ao telefone Meditek plugado

Instalar um CWM adequado ao telefone Mediatek plugado

Na segunda aba do Droid Tools, escolhi a opção “Use um boot CWM adequado a este telefone” (o inglês da interface é meio “broken”, minha tradução do russo é melhor). Em poucos minutos, o Clockworkmod estava instalado no Wei Dream, oferecendo muitas outras opções além do pobre Recovery da Mediatek. Até a tecla de Volume+ funciona para subir nas opções de menu, o que não acontece no original.

Para entrar no Recovery, uso a maneira usual, segurar na tecla Volume+ e ligar o aparelho. Entre os melhores recursos, está a possibilidade de fazer e recuperar backup completo do sistema Android. Outro recurso ótimo é que o CWM instala um Linux com shell e utilitários Busybox, o que permite se entrar no celular e fazer o que se quiser pelo shell Linux ou acessá-lo com o ADB. Por exemplo, capturar as telas do CWM com o comando “adb pull /dev/graphics/fb0 fb0.raw”, como fiz para produzir estas  imagens.

Veja na sequência de telas algumas das opções adicionais do Clockworkmod Recovery.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sobre José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor de Planejamento Gráfico e Mídias Digitais da Universidade Federal de Santa Maria, campus da cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutorando em Design na UFRGS, Porto Alegre, Brasil, 2014.