Como aumentar a memória do Android

Os dispositivos Android de baixo custo (entry point, ou ponto de entrada) têm pouca memória disponível aos aplicativos. Isto limita a quantidade e qualidade dos apps que podem ser instalados. Por exemplo, meu Wei Dream ou o Galaxy 5 de minha esposa não poderiam rodar tranquilamente o Google Currents, programa que mostra sites de notícias como uma revista. O Currents gasta muita memória porque faz cache das informações num grau que pode chegar aos 100 MB. Para resolver isto, existe o aplicativo Link2SD.

Este programa gratuito transfere os aplicativos, os arquivos DEX (arquivos com o aplicativo otimizado), as bibliotecas (libraries) e os arquivos temporários para o cartão SD, e cria links simbólicos na memória do telefone. Para isto, necessita ter acesso root.

Link simbólico é um recurso dos sistemas operacionais tipo Unix. Cria-se um arquivo que não é um arquivo, mas uma ligação ao arquivo verdadeiro em outro lugar. O link simbólico se comporta como se fosse o arquivo original, só que ocupando pouquíssimo espaço.

O que o Link2SD faz é criar links simbólicos na memória interna do telefone ou tablet apontando para os arquivos verdadeiros no cartão SD. No meu Wei Dream, o uso de memória interna baixou de 160 MB para 111 MB. No Galaxy 5, baixou de 140 MB para 48 MB. Além de permitir a instalação de mais aplicativos, isto faz com que o cache dos aplicativos possa crescer muito mais no cartão SD, evitando os terríveis avisos de falta de memória.

Para instalar o Link2SD é necessário se ter uma segunda partição no cartão SD. No Windows é meio complicado fazer isto. No Linux, é uma moleza. Usei o programa gparted. Ele está na imagens de pendrive mas não é instalado por default no desktop. Tive que instalá-lo com o comando “sudo apt-get install gpartd”.

Criei mais uma partição no cartão SD com os seguintes passos:

  1. Abri espaço no SD para mais uma partição. Coloquei o cartão MiniSD num adaptador, espetei o adaptador no PC desktop, abri o gparted, mudei o dispositivo para o cartão SD:
    Desmontar o cartão SD
  2. Desmontei o cartão SD que é montado automaticamente:
    Desmontar o cartão SD
  3. Selecionei a única partição, cliquei com o botão da direita e escolhi “Redimensionar”. Repare como os arquivos existentes estão todos no início da partição (área amarela clara). Isto permite que eu redimensione a partição sem problemas. O tamanho da área liberada vai depender de quantos aplicativo pretende-se instalar. Algo razoável está entre 256 MB a 512 MB.
    Redimensionar-mover partição
  4. Selecionei o espaço liberado (área cinza), cliquei com o botão da direita e escolhi “Criar partição”. Escolhi o formato Fat16, compatível com o Android de meu telefone.
    Criar nova partição
  5. Cliquei no botão de seta verde da janela principal do gparted para aplicar as modificações. Depois de alguns minutos formatando a nova partição, a operação estava terminada.

A seguir, rodei o aplicativo Link2SD e selecionei todos os aplicativos de usuários para serem transferidos ao cartão SD e lincados na memória interna. O Link2SD só transfere arquivos de usuário ou arquivos de sistema que foram atualizados. Não mexe nos arquivos de sistema originais. No entanto, ele permite que se apaguem os arquivos de sistema indesejados, o que sempre é uma boa pedida para apagar aplicativos chineses ou bloatwares (programas inúteis que incham o dispositivo) instalados pela operadoras de telefonia. O resultado da otimização da memória aparece abaixo. Antes da otimização estava assim:

Antes do Link2SD

A partição secundária no SD aparece como Armazenamento A2SD no meu Wei Dream, mas aparece como “Armazenamento Secundário” no Galaxy 5. Depois de criar os links simbólicos, o espaço interno ficou assim:

Aplicativos lincados

Agora, quando eu instalo mais programas, o Link2SD move-os automaticamente para o SD. Abaixo a tela do Link2SD mostrando os dados e programas lincados:

Tela do Link2SD

O Google Drive e o Google Maps ocupariam 27 MB no espaço interno, e agora têm espaço à vontade no cartão SD.

Este aplicativo é tão bom que, apesar de ser gratuito, fiz uma doação de 5 dólares para o autor.

Referências

  1. Como aumentar a memória do Android. <http://www.mafagrafos.net/2013/02/04/aumentar-memoria-interna/>
  2. Use o Link2SD para aumentar o espaço livre na memória interna de seu Android!. Tutorial para reparticionar com Windows. <http://forum.techtudo.com.br/perguntas/36491/use-o-link2sd-para-aumentar-o-espaco-livre-na-memoria-interna-de-seu-android>.

Sobre José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor de Planejamento Gráfico e Mídias Digitais da Universidade Federal de Santa Maria, campus da cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutorando em Design na UFRGS, Porto Alegre, Brasil, 2014.