Planejamento Gráfico Editorial passo a passo

Prof. Eugênio Furtado

Quarta-feira, 30 de maio de 2012

Conforme solicitado em sala de aula, posto aqui um passo a passo simplificado sobre como fazer um planejamento gráfico de um produto editorial qualquer.
Este material não tem a pretensão de ser uma “receita” de como fazer um Projeto Gráfico Editorial, mas pode dar algumas dicas para organizar as ideias.

  1. Aquisição de Repertório -> busca de informações e referências visuais que possam auxiliar/inspirar a criar o projeto gráfico
  2. Verificação de Recomendações-> O que é preciso que o projeto contemple? O que não pode faltar? Quais são as diretrizes visuais sugeridas pelo cliente?
  3. Verificação de Restrições -> Definição de todos os recursos disponíveis para a confecção do projeto e sua efetiva publicação, os quais limitaram o projeto. Identificação das proibições recomendadas pelo cliente
  4. Definição do Formato ->Tamanho do papel, margens, colunagens, defesas etc)
  5. Montagem dos bonecos dos diversos modelos de páginas possíveis da publicação a ser criada (Esse boneco auxiliará na visualização dos espaços de grafismo e contragrafismos existente na publicação bem como facilitará a hierarquização visual das matérias)
  6. Definição de TODOS os estilos de texto a serem utilizados na publicação (Pode-se criar uma tabela de estilos para facilitar o controle… o Milton Ribeiro usa uma dessas no seu replanejamento do Correio Brasiliense – Planejamento Visual Gráfico – material disponível com Rogério Blc B)
  7. Definição de como serão tratadas as imagens -> Definição de como será o padrão de apresentação das imagens, como virão os elementos auxiliares da imagem: legenda, créditos, filetes, margens, contornos. Que tipo e em que ocasião se pode interferir na imagem (recortes, modificações etc)
  8. Definição dos grafismos (elementos de estilo gráfico) que comporão a página -> Linhas, faixas, divisórias, contornos etc
A partir daqui já se pode montar o Projeto Gráfico, que deve ser considerado como um manual de instruções para diagramação do produto planejado.
  1. Capa (do projeto) (diferente da capa da publicação)
  2. Diretrizes do produto
  3. Formato (com esquema e cotas)
  4. Capa/1a. página -> Especificação dos elementos que comporão a capa, com exemplos. (pode ser criada uma capa ilustrativa)
  5. Páginas do Miolo -> Especificação dos elementos que comporão cada modelo de página do miolo. Especifique-se inclusive os textos e larguras utilizados.  Com exemplos.
  6. Anexo -> Pode-se colocar como anexo um exemplar diagramado da publicação para que o diagramador tenha uma visão completa do produto criado.
Bem, eu acho que já dá para fazer um bocado de coisa.
O projeto gráfico da Revista São Paulo em Cena, de Rafael P. Pinheiro, dá um bom exemplo de um projeto gráfico. Eu, entretanto, sugeriria um projeto mais didático, amarrando todas as decisões competitivas para que outros diagramadores não “inventem” sobre o projeto criado pelo designer.

Fonte: Material disponível no excelente site do professor Eugênio Furtado: http://eugeniofurtado.blogspot.com.br/2012/05/passo-passo-planejamento-grafico.html

Sobre José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor de Planejamento Gráfico e Mídias Digitais da Universidade Federal de Santa Maria, campus da cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutorando em Design na UFRGS, Porto Alegre, Brasil, 2014.