Como hifenizar URLs e outras dúvidas em LibreOffice

Como evitar títulos no fim da página

Como evitar títulos no fim da página

Em 2 de janeiro de 2012 02:31, Oto Ing <oto…@gmail.com> escreveu:

Caro José Antonio,

Tudo bem?

Com o triste falecimento de André Gondim, fiquei sem ter a quem recorrer em momentos de dúvidas.

Não me comparo ao Gondim, mas vou tentar ajudar…

Minhas dúvidas são sobre formatação em OpenOffice. Gostaria de saber como faço para:
1. notas de rodapé ficarem na mesma página (sem correr para a página seguinte)?

Se o ponto de inserção da nota de rodapé estiver muito no fim da página ou se ela ficar muito grande, não haverá espaço e ela pulará para a página seguinte. É o costume. Acho que não há como evitar, a não ser que você corte texto em trechos acima para abrir espaço para a nota.

2. como faço para a citação de sites da internet não alterar a configuração da formatação (ficar tudo juntinho como vemos em livros)?

Acho que não há como hifenizar URLs automaticamente. O uso de hífen poderia confundir o leitor, que pensaria que o hífen faz parte do endereço. O que eu faço é o seguinte: coloco espaços em lugares que não possam ser confundidos como fazendo parte da URL e que deixem claro que o endereço continua na próxima linha. Depois de “/”, por exemplo. Ou depois de “?”, “&”, “+”…

3. como faço para não ficarem títulos de capítulos ou subcapítulos perdidos em finais de páginas?

Sempre formate títulos com os estilos “Título 1”, “Título 2” etc, e nestes estilos, certifique-se que nas propriedades, aba “Fluxo de texto”, esteja marcado “Manter com o próximo parágrafo”. O uso deste estilos também facilita, mais tarde, a geração do sumário automático.

Sobre José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor de Planejamento Gráfico e Mídias Digitais da Universidade Federal de Santa Maria, campus da cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutorando em Design na UFRGS, Porto Alegre, Brasil, 2014.