Editoração com software livre: fotos, legendas e crédito automatizados no Scribus

Foto montada pelo script do Scribus

Foto montada pelo script do Scribus

O Scribus é o genérico do PageMaker e InDesign, só que é software livre, multiplataforma (Windows, Mac, Linux, OS/2) e tem versão até para pendrive.

nova edição 1.3.5 já está apta a ser usada em produção gráfica profissional ou em jornais-laboratório. É o que estamos fazendo no CESNORS/UFSM.

Entre as suas vantagens, está o fato de que pode ser programado em linguagem Python (muito usada no mundo, bastante pelo Google).
Por exemplo, fiz um script para montar fotos, legendas e crédito, uma das coisas mais usadas em jornais, e das mais chatas de se fazer.

Com ele, basta desenhar um quadro, aplicar o script e a foto resultará montada com legenda e crédito ao lado.

Se você está desenhando uma foto nova, e abriu um quadro para foto, o script mantém o tamanho do quadro da foto e só coloca a legenda abaixo e o crédito ao lado. Termina deixando tudo agrupado.

Mas se você mexeu no tamanho de uma foto-legenda-crédito já agrupados (quando sobra ou falta espaço na página, por exemplo), o script mantém o tamanho do grupo e mexe levemente no tamanho da foto para caberem a legenda e o crédito.

O script pede para você escolher a foto e escrever o crédito e a legenda. Se já existirem fotos, créditos e legendas, eles são preservados e podem ser reeditados. São aplicados os estilos “Legenda” e “Credito da foto” (sem acento), para automatizar a formatação. Se os estilos não existirem, são criados, mas sem formatação, apenas os nomes dos estilos, que podem ser formatados posteriormente.

Para rodar o script, vá ao menu “Script > Executar script…“. Depois de rodar uma vez ele fica em “Script > Mais recentes…“. Ou coloque-o na pasta ./share/scripts (dentro da pasta do Scribus), para deixar sempre no menu “Scribus > Scribus Script“.

Baixe o script Monta foto (2010-01-13a).7z.

Abaixo, a sequência de imagens mostra a aplicação do script.

Estou à disposição para troca de experiências em jornais-laboratório usando softwares livres e gratuitos.

About José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.