Os países mais burraldos do mundo

O INEP divulga em setembro de 2008 mais uma análise sobre o teste PISA 2006, desta vez sobre os resultados em Ciências. O teste PISA é feito pela OCDE trienalmente com dezenas de países para medir a capacidade dos egressos do ensino fundamental em saírem preparados para a vida, resolverem problemas, e tal.

A mídia dá a seguinte manchete: Brasil está nos últimos lugares em Educação.

Professores e administradores choram o chavão “tragédia da educação brasileira”. Economistas da Editora Abril, como Cláudio de Moura Castro e Gustavo Ioschpe, ambos formados por Yale, mostram como estamos atrasados na Educação (porque a Abril quer vender um sistema educacional para os municípios, claaaaro!).

Mas se a gente relativizar as notas com a riqueza dos países, verá que o Brasil não está tão mal assim. Nossa renda per capita em 2006 foi de US$ 25,81 por cada ponto obtido no teste PISA. A renda per capita do país vencedor, a Finlândia, foi de US$ 63,12. Os finlandeses têm mais de duas vezes a riqueza brasileira para obter o mesmo resultado.

O que tem a ver a renda per capita com o resultado do teste PISA? Tem tudo a ver. Não dá pra comparar a nota nominal de países ricos com a nota de países emergentes ou pobres, porque a educação das pessoas é resultado de oportunidades escolares e informações disponíveis em toda a sociedade. Desde livros que se lê em casa e conversas com os pais até o acesso a jornais, cinema, TV e internet. Passando por escolas boas, evidentemente. É natural que quem tenha mais dinheiro se dê melhor nesse ambiente. Mas se relativizarmos as notas com a riqueza dos países (produto interno bruto emparelhado pelo poder de compra – GDP PPP), teremos uma perspectiva diferente.

Ao fim e ao cabo, com nossa parca riqueza, conseguimos um resultado melhor do que a maioria dos países tidos como desenvolvidos. Veja abaixo os países campeões da eficiência escolar e, no final da lista, os países mais burraldos, aqueles que têm que gastar uma fortuna para conseguir o mesmo resultado que nós. Na rabeira, um país nórdico e — surpresa — o país mais poderoso do mundo.

Portanto, não acredite em tudo o que fala a mídia. Desconfie sempre e vá ao Google Docs fazer as continhas.

 

Veja todas as planilhas sobre o PISA 2006.

Bibliografia

  1. INEP. PISA, desempenho 2006
  2. Answers.com, List of countries by GDP (PPP) per capita
  3. CIA Factbook. GDP – per capita PPP
Tags: ,

About José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.