Documento é editor hipertexto, wiki e web server ao mesmo tempo

Pense numa wiki que pode ser operada offline, um verdadeiro editor de hipertexto. Pense numa wiki que guarda todos os textos num único arquivo, fácil de ser copiado para qualquer lugar ou becapeado facilmente. Pense num documento que é também um programa, um documento scriptável. Pense num documento – programa – wiki que funciona como servidor Web standalone ou por CGI. Pois isso existe. Chama-se wikit, é motorizado a Tclkit.

Wikit standaloneExiste em português um exemplo de Wikit funcionando por CGI e material no site do Ricardo Jorge. Para instalar, basta ter o Tclkit (Tcl+Tk+sistema de arquivos virtual e banco de dados) e um documento básico Wikit. Em Windows, você pode atribuir a terminação KIT e TKD ao Tclkit para disparar o documento-programa com dois clics. Ao lado, está a ilustração do Wikit funcionando como editor de hipertexto.

Para disparar o servidor web, crie um arquivo de comandos WIKISERVER.CMD (ou com um nome à sua escolha) com a linha:

tclkit.exe wikit.kit -httpd 80

Esta linha de comando vai criar um servidor web atendendo pela porta 80. Abaixo, aparece a ilustração do Wikit trabalhando como webserver.

Wikit server

Sobre José Antonio Rocha

Jornalista, professor de Planejamento Gráfico e Mídias Digitais da Universidade Federal de Santa Maria, campus da cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil.