Crie tutoriais em vídeo no Linux

Aprender a mexer em computadores é coisa rápida, de alguns dias. O aprendizado por ser acelerado se houver vídeos mostrando como usar programas e sistemas. Para Windows, tenho usado o CamStudio. No ambiente Linux, existe uma ferramenta que não testei mas que faz a mesma coisa: recordmydesktop. A primeira coisa a fazer é instalar o gravador de telas recordmydesktop. A gravação é feita seguindo estes passos:

  1. Rode o gtk-recordmydesktop.
  2. Rode o programa que você quer gravar e redimensione a janela para o tamanho desejado.
  3. Na janela do gtk-recordmydesktop, clique no botão “Select Window” e depois clique na janela do programa a ser gravado. Mesmo dizendo “select window”, isto apenas define a área a ser gravada. Cada janela que entrar na área definida será gravada junto.
  4. Defina a qualidade do vídeo e áudio (qualidade ogg de 55%, por exemplo) .
  5. Quando você estiver pronto para começar, clique no botão “Record” e use o programa a ser gravado, mostrando como se faz. O gtk-recordmydesktop será recolhido para a barra de tarefas, pelo menos no KDE.
  6. Gravados os passo no programas em gravação, clique no ícone gtk-recordmydesktop da barra de tarefas para terminar. O recordmydesktop irá então criar o vídeo ogg e gravá-lo no diretório atual com o nome out.ogg (out.ogg.1, out.ogg.2…).
  7. Renomeie os vídeos de compartilhe-os.

Tradução do artigo em Scribus Video Tutorials – Scribus Public Wiki.

Sobre José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor de Planejamento Gráfico e Mídias Digitais da Universidade Federal de Santa Maria, campus da cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutorando em Design na UFRGS, Porto Alegre, Brasil, 2014.