Congressos, festa paga por estudantes

Além do apego irracional e fetichista a livros de papel como suporte da escrita, os acadêmicos de todo o mundo têm outro hábito reprovável nos dias de hoje: viagens a congressos. Sejamos sinceros: só se vai a congressos pelas baladas.

Qual o objetivo dos congressos? A principal razão é trocar e debater informação científica, experiências, submeter trabalhos à crítica. Tudo isto pode ser feito MUITO melhor pelo sistema do Tim Berners-Lee. Foi para isso que ele inventou a Web. Na Web, os textos ficam indefinidamente à disposição dos pares. Um bom site Web tem sistema de comentérios e fórum, para os pares criticarem o trabalho. Tanto os trabalhos quanto as réplicas e tréplicas ficam indexadas pelos mecanismos de busca. Muito mais acessível e barato que congressos presenciais.

Olha só: um cara como eu gastaria de R$ 1500,00, no mínimo, em despesas para um recente congresso de professores de jornalismo. Com isso, eu poderia comprar um bom computador, que estou precisando. Senão, alguma instituição pagaria para mim. Alguém teria de pagar isto, e normalmente são os alunos universitários particulares que sustentam a festa com seu trabalho suado. Ou todos os brasileiros, no caso do ensino público. E o que eu faria num congresso?

  1. Conversaria com amigos
  2. Conheceria pessoas
  3. Exporia meus trabalhos à critica dos pares
  4. Criticaria o trabalho dos colegas
  5. Beberia nos points mais quentes da cidade
  6. Eventualmente, faria sexo

Respondam rápido: qual das atividades acima não poderiam ser feitas online, ficando indexadas pelo Google e expostas a milhões de pessoas por todo o globo?

Descobriu a resposta? …é por isso que as pessoas vão a congressos.

About José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.